Cidades

Cidades

    O Portal de Rosário.

https://wallacebraga.no.comunidades.net/

 

 


 

Autor:  Andreyson Wallace

URCD se mostra otimista com resultado da pré-audiência

 

URCD se mostra otimista com resultado da pré-audiência


A URCD, empresa responsável pelo projeto de implantação do Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos em Rosário (CTR), promoveu uma pré-audiência pública, em Rosário, na sexta-feira (18), que tratou sobre a instalação do empreendimento no município.

Em conversa com a equipe de O Quarto Poder, a jornalista Carla Fiquene, assessora de imprensa da URCD, explicou que a pré-audiência foi um sucesso. “Os rosarienses tiveram a oportunidade de entender melhor o nosso projeto, e as vantagens que município pode ter com este empreendimento”, disse Fiquene.

Segundo Carla Fiquene, o interesse dos rosarienses sobre o assunto é importante. “A URCD quer, justamente, trabalhar em parceria da comunidade. A participação da população, neste processo, só vem a contribuir para que o CTR seja uma sucesso,beneficiando o município de Rosário”, afirmou a assessora de imprensa.

URCD convida para próximas audiências

Duas audiências públicas promovidas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente acontecem, na próxima semana, para apresentação da concepção do projeto de implantação da CTR de Rosário, bem como a exposição dos estudos ambientais realizados.

Dia 22 de fevereiro, terça feira, as 19 horas, no Ginásio de Esportes Ferreirinha, rua padre Possidônio, sem número, Centro, cidade de Rosário.
Dia 24 de fevereiro, quinta-feira, as 10 horas, na Fabrica de Eventos, av. Mário Andreazza n. 537, Olho D’água, São Luís.

O projeto de implantação da CTR Rosário

De acordo com a Assessoria de Imprensa da URCD, a CTR Rosário está sendo projetada para ser a mais moderna unidade de destinação e tratamento de resíduos sólidos das regiões Norte e Nordeste do país. Com capacidade de atender à todas as exigências ambientais de proteção do solo, do ar e dos recursos hídricos, completamente de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Lei de número 12.305, sancionada pelo então presidente Lula em 12 de agosto de 2010. A Lei Nacional para o manejo dos resíduos sólidos é recente, e representa uma revolução em termos ambientais.

Lixo Industrial – De acordo com o projeto, logo na chegada do resíduo industrial à CTR Rosário, serão feitos testes de análise e composição que indicam a forma correta de tratamento, de acordo com as leis ambientais. Os tratamentos se dividem aqui em 3 linhas: biológico, fisioquímico e influentes oleosos. De acordo com a classificação os resíduos passam por células impermeabilizadas e com cobertura metálica ara impedir qualquer contaminação ao meio ambiente. A CTR também terá um incinerador para a destruição de compostos orgânicos de forma controlada.

Combustível – A ‘Unidade de Sistema de Blindagem Sólida’ vai preparar os resíduos para que eles se transformem em combustível para a indústria do cimento. Com isso, o meio ambiente ganha duas vezes, além de garantir o destino dos resíduos o processo substitui o uso do carvão.

Lixo hospitalar – Para o tratamento do lixo hospitalar a CTR Rosário vai usar uma unidade chamada ‘Autoclavagem de Resíduos de Serviços de Saúde’. Esse sistema possibilita tratamento dos resíduos de forma que não haja contaminação dos operadores e do meio ambiente.

Chorume – O Chorume gerado no aterro será armazenado em tanques para tratamento com a tecnologia de ‘Geotubos’ . Através dessa tecnologia os influentes gerados atingem alto grau de purificação e a massa sólida detida nos ‘Geotubos’ vai se tornando cada vez mais concentrada, ficando com o volume reduzido.

Preparação do solo – Para a construção do aterro são necessárias a limpeza, a escavação e tratamento do terreno, e ainda a remoção dos solos inadequados. A drenagem e a regularização são feitas com uma base de argila e uma impermeabilização com bentonita. Depois é feita uma segunda impermeabilização com geomembrana, que é uma manta de polietileno. Essas duas linhas garantem a proteção do solo e do lençol freático em relação aos líquidos gerados pelo aterro sanitário.

Centro de Educação Ambiental – O ‘Centro de Educação Ambiental’ será implantado para o desenvolvimento de projetos na área de educação para funcionários e toda a comunidade, com capacitação de educadores e alunos de escolas das redes públicas e privadas. O Centro terá um auditórios com recursos tecnológicos audiovisuais para a promoção de cursos, oficinas e palestras.

O atual lixão – O atual lixão que representa uma dívida ambiental será eliminado e todo o material será removido para o novo aterro sanitário e receberá tratamento adequado. A área ocupada hoje pelo lixão será recuperada com cuidados no solo e reflorestamento de plantas nativas.

Com o passar do tempo – A CTR Rosário está sendo projetada para durar 30 anos, e ao longo desse tempo as áreas de concentração dos aterros vão ganhar nova cobertura vegetal com plantios de espécies nativas adequadas. A CTR vai permitir o desenvolvimento de projetos de geração de energia e de créditos de carbono, dentro do acordo mundial conhecido como protocolo de Kyoto, o que gera receita para o município e emprego para a população.

 


Postos de saúde funcionam precariamente em Rosário

Além da falta de médicos nos postos de saúde em Rosário, a infraestrutura desses locais também, prejudicam o atendimento dos pacientes. É o caso, por exemplo, do Posto de Saúde, da Vila Ivar Saldanha, localizado na periferia de Rosário. O local que deveria ser exemplo em Saúde apresenta várias dificuldades e dá sinais de abandono. Além disso, o esgoto a céu aberto virou um criadouro da dengue. Esse é o retrato do governo Bimba: locais públicos estão jogados às moscas.

 


 

Prefeitura anuncia volta da “indústria da multa” em Rosário

 

Prefeitura anuncia volta da “indústria da multa” em Rosário

 

Sinal vermelho. A temível “indústria da multa” deve voltar em Rosário. Um ano após a desativação dos serviços, o prefeito Marconi Bimba defende o retorno deles. E os anúncios já estão rodando na rádio Rosário FM.

Os motoristas rosarienses precisam ficar atentos às mudanças na fiscalização do trânsito que devem ser instauradas na próxima semana. Só lembrando que o artigo 320 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) deixa claro: “A receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito será aplicada, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito”.  Estaremos de olho!

 


 

PTB poderá punir vereador que votar contra as contas de Ivaldo

i

  

 

As prestações de contas referentes ao ano de 2007, da gestão do ex-prefeito Ivaldo Cavalcante estão na Câmara de Vereadores de Rosário para serem apreciadas e aprovadas ou não.

Pelo que o Portal O Quarto Poder foi informado, os vereadores da situação, aliados de Bimba, que por sua vez é adversário do ex-prefeito petebista, pretendem botar cantiga e aprovar as contas nas próximas sessões ordinárias.

Tem vereador que já foi procurado para articular a aprovação das contas do ex-prefeito. O assunto promete esquentar ainda mais o clima entre a bancada de Bimba na Câmara. Aliados de Ivaldo garantem: “A aprovação das contas será a contrapartida dos parlamentares que foram eleitos com a ajudar de Ivaldo”.

Na bancada atual, todos os edis resolveram apoiar o governo Bimba, mas vale ressaltar, que foi o ex-prefeito Ivaldo Cavalcante que elegeu sete dos nove na bancada oposicionista. Dos sete, três são do PTB, Jardson, Eurípedes e Valmor. O partido garante que os vereadores já foram informados para votar a favor de Cavalcante. “Quem desobedecer a orientação será punido por infidelidade ao partido”, garantiu um fonte petebista ao Maior Portal de Rosário.

 


 

Rosário recebe segundo decêndio de fevereiro do FPM com aumento

O 2º decêndio de fevereiro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), no valor de R$ 66.641,05, foi creditado nas contas da prefeitura de Rosário desde sexta-feira, 18. Em valores brutos, veja os repasses depositados nas contas do município.

 

 


 

Secretaria de Trabalho inscreve para cursos gratuitos para Refinaria

 

A Secretaria de Trabalho, por meio do Sistema Nacional de Empregos (Sine-MA), está recebendo, a partir desta segunda-feira (21), inscrições para cursos gratuitos oferecidos pelo Consórcio Galvão-Serveng-Fidens (GSF), para motoristas basculantes e operadores de máquinas Trator Pneu, Trator Esteira Laminada, Pá Carregadeira, Escavadeira, Patrol Base e Rolo Compressor.

Todos serão ministrados no canteiro de obras da Refinaria Premium I, em Bacabeira. Para participar, é necessário ter experiência comprovada de seis meses na função, carteira de habilitação categoria D, currículo, além de original e cópia dos documentos pessoais (CPF e Identidade). A escolaridade mínima exigida é ter concluído a 4ª série do Ensino Fundamental. Trabalhadores que residem em Bacabeira, Rosário, Santa Rita e São Luís estão aptos a participar dos cursos.

A ação de qualificação partiu da necessidade de mão de obra especializada por parte do Consórcio GSF, nas obras civis já iniciadas no canteiro da Refinaria. “Já temos todo um cronograma de aulas previsto e estamos fechando os últimos detalhes para a realização dos cursos”, informou o gestor de Recursos Humanos do Consórcio, Pedro Bezerra.

Com carga-horária média de 30 horas, as aulas serão ministradas durante o dia e ao fim das atividades, critérios técnicos definidos pelo Consórcio determinarão os possíveis selecionados para a contratação.

Trabalhadores dos municípios da Ilha poderão se inscrever na Agência do Sine (Rua da Paz, 316 – Centro); candidatos de Bacabeira poderão se inscrever na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social; em Rosário, as inscrições serão feitas na sede da Prefeitura; e em Santa Rita, as inscrições serão realizadas na Secretaria de Assistência Social. As inscrições se encerram nesta sexta-feira (25).

 


 

 

Ex-vereador Benedito Pires é contra a construção de presídio em Rosário

 

 

ROSÁRIO-MA: O ex-vereador de São Luís, Benedito Pires I, disse em entrevista ao jornalista Djalma Rodrigues, editor da coluna ‘Politicando’ de o jornal Atos e Fatos, que não está nada satisfeito com o anúncio da construção de um presídio no município de Rosário, sua terra natal, que foi anunciado na semana passada pelo secretário de Segurança, Aluísio Mendes. O ex-parlamentar disse que Rosário está sendo penalizada com obra deste tipo, enquanto Bacabeira, que foi desmembrada do município, é contemplada com a refinaria de petróleo, que levará progresso com geração de emprego e renda.

 Benedito Pires destacou que Rosário hoje é uma cidade órfã, sem nenhuma representatividade no Parlamento Estadual. Para ele, as autoridades deveriam olhar com mais atenção para o município, o primeiro criado no continente fora dos limites de São Luís. Ele disse que vai lutar com todas as forças contra a construção do presídio, enfatizando que o Maranhão é um Estado de grandes dimensões e que tem muitas outras áreas para uma unidade de confinamento de presos.