JOGO HISTÓRICO.
O jogo começa às 21h50, no Nhozinho Santos, e terá transmissão da Rádio Mirante AM.
SÃO LUÍS – Dia de Copa do Brasil. O Iape estreia hoje à noite diante do Atlético-MG para surpreender o time mineiro e levar a decisão da vaga para a próxima fase para a cidade de Sete Lagoas. O jogo começa às 21h50, no Estádio Nhozinho Santos, e terá transmissão ao vivo da Rádio Mirante AM.
Apesar de o favoritismo ser atleticano, o Canário da Ilha acredita ser possível vencer e conquistar boa vantagem para o jogo de volta. Para que o objetivo seja alcançado, o técnico do Iape, Paulo Cabrera, sabe que será preciso empenho de seus jogadores dentro de campo. E dedicação não significa jogar somente na defesa.
- Temos um adversário muito qualificado, que tem jogadores de Seleção Brasileira, todos com muita qualidade, mas nós não vamos entrar em campo pensando em jogar recuados. Com respeito ao adversário, vamos jogar para fazermos o resultado e levarmos o duelo para Minas – explicou Cabrera.
E o Iape já está definido. A equipe que entra em campo hoje será Flaubert, Daniel, Hans Müller e Carlinhos; Arcinho, Pires, Curuca, Válbson e Bruno Paiva; Vanvan e Robson.
Atlético quer cantar de galo
O Atlético-MG entra em campo hoje com a intenção de vencer o Iape por dois ou mais gols de diferença e eliminar o jogo de volta contra a equipe maranhense. Para conseguir um bom resultado em São Luís, o técnico Dorival Júnior escala força máxima, com destaque para os atacantes Magno Alves e Diego Tardelli.
Além de contar com a grande fase do ataque atleticano, o Galo ainda tem excelente retrospecto na primeira fase da Copa do Brasil: nunca foi eliminado.
O time atleticano para o jogo em São Luís deverá ser: Renan Ribeiro; Serginho, Leonardo Silva, Werley e Leandro; Toró, Zé Luis, Ricardinho e Renan Oliveira; Magno Alves e Diego Tardelli.
IAPE-MA: O clube maranhense, fundado em 2007, disputa sua primeira competição nacional, e quer fazer bonito. Conseguir disputar o jogo de volta, em Sete Lagoas, já será comemorado como grande façanha pelo IAPE-MA.
Atlético-MG: O Galo é um dos favoritos à conquista da Copa do Brasil 2011. Foi um dos clubes que mais se reforçou para a temporada com 11 novos jogadores. O time de Dorival Júnior quer vencer o IAPE-MA por, pelo menos, dois gols de diferença, para evitar o jogo de volta, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Com isso, o Galo ganharia uma semana de folga e preparação para o restante dos jogos do semestre.
IAPE-MA: O técnico Cabrera deve mandar a campo o mesmo time que venceu o Sampaio Corrêa, por 1 a 0, em amistoso realizado no último domingo, em São Luís. O esquema tático é o 3-5-2. Provável time: Flauberth; Daniel, Carlinhos e Hans Muller; Arcinho, Pires, Curuca, Valbson e Bruno Paiva; Vanvan e Róbson.
Atlético-MG: Dorival Júnior escalou Werley e Réver na zaga, deixando Leonardo Silva no banco. No lugar de Richarlyson, suspenso, entra Jackson, que joga na lateral-direita, já que Serginho assume a posição de Ricky. Provável time: Renan Ribeiro; Jackson, Réver, Werley e Leandro; Zé Luís, Serginho, Renan Oliveira e Ricardinho; Diego Tardelli e Magno Alves.
IAPE-MA: O meia Valbson é o articulador das jogadas de ataque do IAPE. Com passagens por clubes como São Paulo, Fluminense e Sport, o jogador, de 33 anos, ainda tem fôlego para surpreender o Atlético-MG.
Atlético-MG: Diego Tardelli sonha repetir o feito de Obina, que, ano passado, no primeiro jogo da Copa do Brasil, fez cinco gols na vitória de 7 a 0 sobre o Juventus-AC. O artilheiros atleticano começou a temporada com fome de gols, tanto que marcou três no clássico contra o arquirrival Cruzeiro. No atual elenco atleticano, Tardelli é o jogador que mais fez gols pela Copa do Brasil. São seis no total.
Paulo Cabrera, técnico do Iape: 'Quero deixar bem claro que o Iape não está morto. Sabemos que vamos enfrentar um time grande e qualificado com jogadores de nível de Seleção Brasileira, mas estamos jogando em casa e temos que ter atitude na partida. Não podemos pensar pequeno. O nosso time está no crescente e eu confio no meu grupo'.
Diego Tardelli, atacante do Atlético-MG: 'A gente tem que ter tranquilidade, manter nossa experiência, nossa tradição, pra gente sair com o resultado que a gente quer. Sair com a vaga para ter a semana que vem tranquila. Então é ter muito cuidado, esses adversários são os mais perigosos'.
Dorival Júnior, técnico do Atlético-MG: 'O objetivo é fazer uma grande partida e tentar fazer o melhor resultado possível, sabendo que teremos problemas. Todas as equipes se preparam muito. É uma competição traiçoeira e que sempre proporciona uma ou outra surpresa. Espero que o Atlético-MG não seja a bola da vez. Será fundamental que tenhamos uma postura séria e de respeito ao adversário, tendo a humildade suficiente para marcá-los durante os 90 minutos'.
* O Atlético-MG não precisou jogar a segunda partida da primeira fase nas cinco últimas edições da Copa do Brasil, por ter vencido o primeiro jogo por dois ou mais gols de diferença: Em 2006, ganhou do Hermann Aichnger, por 3 a 0, em Santa Catarina; em 2007, por 3 a 1 do Colo Colo, na Bahia; em 2008, aplicou impiedosos 7 a 0 no Palmas, em Tocantins; em 2009, a vítima foi o Itabaiana, que levou 5 a 0, em Sergipe; em 2010, a vítima foi o Juventus-AC, que apanhou de 7 a 0, com cinco gols de Obina.
* Com 248 gols marcados em 120 jogos, o Galo é a equipe que mais marcou na história da Copa do Brasil, desde a primeira edição disputada, em 1989.
* O Atlético-MG jamais foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil. Nas piores participações, a equipe caiu apenas na segunda fase: Bahia (1999), Goiás (2001) e Santo André (2004).
* O Galo tem um bom desempenho contra equipes do Nordeste pela Copa do Brasil. Em 36 jogos, a equipe venceu 22, empatou cinco e perdeu apenas nove. O Galo ainda sofreu quatro eliminações para times nordestinos: Bahia (1999), Sport (2003), Ceará (2005), Vitória (2009).
Elenco rubro-negro acredita que a vaga para a próxima fase será decidida em Recife.
SÃO LUÍS – O Sport já chegou à capital maranhense, onde, nesta quinta-feira (24), enfrenta o Sampaio Corrêa pela primeira fase da Copa do Brasil. O jogo está marcado para as 21h no Estádio Nhozinho Santos e será transmitido ao vivo pela Rádio Mirante AM.
O técnico Hélio dos Anjos demonstrou respeito à equipe maranhense e explicou que o pensamento inicial da equipe pernambucana é fazer um bom jogo e conquistar um grande resultado para diminuir a pressão da torcida. Isso porque o Sport é apenas o quinto colocado no Campeonato Pernambucano e não vive um grande momento.
“Nós não viemos aqui pensando antes do jogo em eliminação de primeira. Nada disso. O que acontecer no jogo é de acordo com o que a gente produzir. Nós queremos fazer este bom jogo. Estamos precisando deste tipo de situação, mas respeitando muito o Sampaio por sua tradição e torcida”, explicou Hélio dos Anjos.
Já para Carlinhos Bala, a vaga para a segunda fase da Copa do Brasil será decidida somente em Recife. Segundo o atacante, o Sport não tem muitas informações sobre o Sampaio.
“Entrar em campo pra fazer um bom jogo. Independente do resultado, vai ter o jogo de Recife. O mais importante é saber respeitar a equipe adversária. A gente não sabe como está a equipe [do Sampaio], mas o professor vai passar algumas informações pra gente fazer um bom jogo”, disse.
Ao todo, o treinador do Sport relacionou 19 atletas para a partida em São Luís. Confira a lista:
Goleiros: Magrão e Gustavo;
Laterais: Thiaguinho, Renato, Wellington Saci e Jackson;
Zagueiros: Alex Bruno, André Astorga, Igor e Montoya;
Volantes: Joédson, Tobi e Levi;
Meias: Fabrício e Élvis;
Atacantes: Ciro, Carlinhos Bala, Pablo Pereira e Rua
Enquanto paulistas miram título da Copa do Brasil, piauienses se contentam com segundo jogo.
TERESINA - Quando o Palmeiras inicia o ano, faz seu planejamento pensando em títulos. Enquanto isso, o Comercial-PI luta apenas para sobreviver e conseguir honrar seus compromissos. Nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no estádio Albertão, em Teresina, as duas realidades se chocam na estreia das equipes pela Copa do Brasil. Vitória por dois ou mais gols de diferença do Verdão elimina o jogo de volta, previsto para o dia 2 de março.
O objetivo do Palmeiras é justamente matar a disputa já em Teresina, para ganhar uma folga na tabela. Sem os goleiros Marcos e Deola, Bruno será mantido como titular. Valdivia e Kleber estão garantidos, para alegria da torcida piauiense que idolatra a dupla. O técnico Luiz Felipe Scolari também é esperado com muito entusiasmo pelos palmeirenses do Nordeste.
Do outro lado, com a folha salarial de apenas R$ 40 mil, o Comercial garante sua temporada se conseguir forçar o jogo de volta. Caso isso aconteça, o clube fica com toda a renda do jogo no Albertão, estimada em até R$ 1 milhão. O atual campeão do Piauí é da cidade de Campo Maior, a 80 quilômetros da capital.
A TONANET.COM acompanha a partida em tempo real a partir das 21h50m. A TV Globo transmite ao vivo para os estados de São Paulo e Piauí. A arbitragem fica por conta de José de Caldas Souza (DF), auxiliado pelos cearenses Thiago Gomes Brígido e Arnaldo Rodrigues de Souza.